De comboio pela Índia

Depois de andar à boleia, comboio é dos meus transportes preferidos para viajar, e aqui na Índia não tenho dúvidas disso. A rede de comboios é vasta e as cidades estão muito bem interligadas. As horas é que nem sempre são certas (quase nunca) os comboios poderão atrasar-se 1h, 2h, 3h, … 1 dia. Sim é possível. Até agora considero-me sortuda porque só tive um que se atrasou 6h.

Há comboios que cruzam o país e demoram dias e dias.

Opto por fazer as viagens sempre de noite em Sleeper class (a que aconselho a viajarem), é a classe onde vão todos os locais e há camas para passar a noite, não prometo uma noite bem dormida pois há sempre pessoas a sair e a entrar, as janelas não fecham bem e por vezes faz um frio de rachar, se o comboio estiver lotado certamente não encontraram o lugar vazio quando chegarem à vossa cama, pessoas a dormirem no chão.

Para quem gosta de viagens mais confortáveis e seguras poderá sempre optar pelas classes mais altas mas obviamente pagará mais por isso.

DSC04486DSC04469DSC04491DSC04484

Durante uma viagem de comboio:

Através desta janela vejo um mundo tão desconhecido,

As janelas sempre me mostraram outra visão,

Desde a janelas de casa onde observo as pessoas que pela minha rua passam,

Às janelas do autocarro que mostram os flashes das paisagens e das longas estradas de alcatrão,

As janelas do avião, que dão outra perspectiva da paisagem,

E por fim à janela deste comboio onde me encontro, que percorre kilometros de terra pela India e isto faz-me ficar congelada a observar.

Uma janela aberta para o mundo, é o meu observatório preferido.

DSC04496

2.12.2017

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *