Amritsar e a religião Sikh

Amritsar está situado no estado de Punjab e a meros 30 km do Paquistão, é conhecido pelo golden temple e é um sitio de peregrinação para a religião Sikh.

Ao entrar nos arredores do templo tenho um choque, parece que não estou na Índia, parece que por momentos saí da sujidade, está tudo limpo, há caixotes do lixo por todo o lado, é tudo moderno e não se vê pobreza.

Os Sikh’s são facilmente distinguidos pois têm 5 adereços que estão sempre presentes, um turbante a cobrir o cabelo, uma bracelete de prata, calções de algodão, uma espada e um pente de madeira.

São amorosos e vivem em paz e isso sente-se ao entrar no templo, descalça e de cabelo coberto observei o redor e a energia era diferente, a música de fundo era tocada ao vivo dentro do templo e era intensa e profunda.

DSC05461DSC05473

Pela noite tudo se tornava ainda mais mágico, o dourado brilhava e refletia no lago sagrado. Entrei e sentei-me no chão a ouvir, a meditar e a refletir sobre o meu ano e as lágrimas vieram-me aos olhos, foi um ano demasiado intenso e demasiado vivido.

DSC05455

A Dormida

Fiquei a dormir nas instalações do templo, faz parte dos valores éticos da religião Sikh oferecer estadia e alimentação a todos os que peçam, foi uma experiência incrível, o espaço onde fiquei era reservado para estrangeiros, os outros espaços estavam lotados e haviam pessoas a dormir por todos os lados.

O refeitório fica em frente do templo e funciona 24h através de voluntariado, centenas de pessoas ajudam e o processo já estava esquematizado e havendo pessoas distribuídas por vários postos.  Primeiro apanhávamos o prato, depois a taça e por fim a colher, dirigíamo-nos à sala e comia-se por turnos, assim que as portas se abriam sentávamo-nos no chão com o prato. Iam passando os voluntários com a panela e servindo, Dal, Curry, Leite Doce e Roti (Era só levantar as mãos e caía um roti do céu)

A comida era deliciosa, era cozinhada com amor, estava fascinada com tanta organização, com tanta partilha e dedicação de todos.

DSC05357DSC05355

 

Fronteira com o Paquistão

A não perder é a troca do guarda e a recolha da bandeira de ambas as fronteiras. É como assistir a um jogo de futebol, algo que não esperava!

É uma guerra dançante entre os guardas da Índia e os guardas do Paquistão. A plateia vibra, grita, canta e dança! Está vestida a rigor tal como se estivesse a assistir a um jogo da seleção nacional. Os guardas pareciam uns galos flexíveis que corriam e levantavam a perna o máximo que conseguiam.

Só me conseguia rir e questionar-me isto é possível? e mais uma vez respondi-me:

”Tudo é possível na Índia”

Ao mesmo tempo era chocante estar a escassos metros do Paquistão que está em constante conflito com a India. Foi uma experiência cómica e inesperada e merece ser vista porque ”contado ninguém acredita”

Saio de Amritsar muito feliz e uma excelente impressão dos Sikh.


DSC05228DSC05219DSC05225

DSC05344DSC05342

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

1 comment