Namastê,
Foi uma chegada atribulada, o voo aterrou de emergência (demoraram 3h em arranjos) e ao chegar ao aeroporto a minha mala tinha sido extraviada.
O Bishwo (irmão do Kamal, o director da escola) estava à minha espera e seguimos até casa de carro.
Olhava em redor e tudo era diferente, as cores, os cheiros, a confusão, as pessoas.
Está um calor húmido que nos primeiros momentos custa a respirar, a roupa cola-se ao corpo e num instante estamos pegajosos. Em Macau também era assim, recordava.
Toda a gente apita sem motivo, as regras de trânsito parecem não existir, ou na verdade cada um faz as suas regras.
É uma aventura cada vez que se sai à rua, desviar das poças de lama, usar máscara quando o pó é demasiado, atravessar estradas entre o amontoado de carros e motas, e tentar não ser atropelada porque a invenção das passadeiras aqui é apenas um efeito estético, pedir comida sem picante (quando eles dizem ”it’s just a little bit” é porque para mim é extremamente picante) e pedir um táxi com meter tcha (taxímetro).
Os Nepaleses são acolhedores e apresentam sorrisos constantemente, prestáveis e muito curiosos.
Os meus primeiros dias têm sido fantásticos, a Teresa que é a professora que eu vou substituir tem feito de tudo para me integrar aqui, mostrou-me a cidade, apresentou-me a Catarina ( voluntária da Obrigado Portugal) e o Matt que trabalha cá.
Já percorri parte da cidade e ainda é possível ver os destroços que o terramoto provocou.
O que vim para aqui fazer perguntam?
Vim dar aulas de Português na primeira escola Portuguesa no Nepal, vou ser a segunda professora desde que a escola abriu.
A escola ”Onovato” foi criada com o objectivo de dar bases de Língua Portuguesa aos Nepaleses que vão emigrar para o nosso país, e desta forma facilitar a sua integração na nossa cultura, ajudar na procura de trabalho e ainda aumentar a ligação destes dois países.
Vejo esta escola como uma enorme expansão da nossa língua pelo mundo e sinto orgulho em fazer parte deste projecto.
Deixo-vos com algumas fotografias:
Et voilá !!! 1º episódio da niva saga. Boa sorte nessa missão, professora Marta!!!
Bjinhos
Obrigada ❤️ beijinhos grandes
Belas fotos!
Obrigada 🙂