Turismo Industrial: Centro de Portugal

Desta vez trago-vos um artigo diferente do habitual, fui convidada juntamente com a Associação de Bloggers Portugueses para conhecer o Turismo Industrial da zona Centro de Portugal. Aceitei o desafio porque nunca tinha explorado este tipo de turismo e tinha uma curiosidade nata em saber mais, gosto sempre de ver os artesãos a trabalharem e perceber como são feitas as coisas.

Foi um roteiro de 3 dias onde tive a oportunidade de conhecer um bocadinho da história de várias indústrias em Portugal e ainda visitar as fábricas e ver a produção dos materiais.

Museu Nacional Ferroviário

A viagem começou pelo Museu Nacional Ferroviário, situado no Entroncamento, que conta com uma coleção com cerca de 36.000 objetos, sendo esta considerada umas das melhores e maiores coleções da Europa. Um Museu desenhado para miúdos e graúdos, onde temos a oportunidade de viajar pela história dos caminhos de ferro, passando por locomotivas, carruagens e vagões, como o Comboio Real e o comboio presidencial. No final da visita almoçamos numa carruagem com serviço de catering (que está disponível, mediante marcação)

Do lavadouro de Lã à Fiação

Mal entrei no lavadouro senti que ia aprender algo de novo. Por vezes ao vestirmos as peças de roupa, pisarmos um tapete ou sentirmos a textura de uma manta, nem nos lembramos de todo o trabalho que está por detrás da confecção da mesma.

Desta vez fui descobrir como é que tudo acontece, desde a chegada da lã ao armazém, passando pelo processo de lavagem até ao produto final, a fiação.

Nesta galeria de imagens, podem observar todo o processo que mencionei anteriormente. As primeiras representam a chegada da lã ao armazém, em fardos, depois segue-se o seu tratamento, onde passa por um processo de lavagem para saírem todas as palhas e sujidade natural da lã e por fim chegamos à cor branquinha que vemos na foto final. Estando o produto pronto para dar vida a outro produto.

Fiação

Depois de vermos todo o processo de limpeza da lã fomos até à fábrica, onde, já desprovida de sujidade, esta é cardada, penteada, novamente cardada e depois fiada, até chegar à linha que nós compramos em loja, como podemos ver na galeria de imagens.

Museu Industrial e Artesanal do Têxtil-MIAT

Depois de um longo dia fomos recebidos pelo senhor José Paulo Baptista, no Museu Industrial e Artesanal do Têxtil-MIAT, que por si só nos recebeu com grande entusiasmo para mostrar o museu que idealizou e sonhou com tanto carinho.

O José é um viajante que coleciona peças da industria têxtil, onde quer que vá e podes encontrar muitas dessas peças no museu. Ele fala com paixão sobre a industria, a história e as suas viagens. A visita é uma viagem por si só, daquelas que nos dá vontade de irmos nós também viajar! O museu está super bem concebido, organizado e com todas as informações, além disso tem sempre exposições temporárias de artistas que trabalham com lã.

Museu do Vidro da Marinha Grande

A Marinha Grande sempre foi conhecida pela industria do vidro, e sendo desta forma imperdível a visita ao Museu do Vidro para conhecer um pouco da história desta indústria.

Implantado no palácio Stephens, a antiga residência de Guilherme Stephens, industrial inglês que investiu na industria do vidro e restabeleceu a Real Fábrica de Vidro na Marinha Grande, este museu acolhe mais de 250 anos de história.

Reúne coleções variadas que testemunham a actividade industrial da época até à actualidade, podemos ainda encontrar peças lindíssimas e únicas relativas à indústria vidreira em Portugal

No final da visita tivemos a oportunidade de ir ver os artesões mais antigos a trabalharem peças que posteriormente são colocadas à venda na loja de souvenirs.

Fábrica Vidrexport

A visita à Fábrica Vidroexport, situada na Marinha Grande, talvez tenha sido o ponto alto da viagem para mim, sem qualquer expectativa sou surpreendida pela forma de como ainda nos dias de hoje se faz vidro a sopro!

Fiquei estupfacta a observar os trabalhadores da fábrica a fazerem o vidro com enorme presuação, aproveitei obviamente para fotografar da melhor forma que pude o decorrer dos trabalhos.

Museu e Fábrica Vista Alegre

Por fim visitámos a Fábrica Vista Alegre, talvez a mais conhecida em Portugal, não só por ser uma empresa centenária mas também pela qualidade dos produtos. Quem nunca foi a um restaurante, virou um prato e esboçou um sorriso por ter o selo Vista Alegre? Pudemos então descobrir de onde vêm estas loiças e toda a sua história.

Quem me conhece sabe que o que mais gosto de ver é as pessoas com a ”mão na massa” e no final da visita ao museu tivemos a oportunidade de ver como são decoradas algumas das peças.

Se estiveres a passear por Aveiro ou arredores, vale a pena a visita!

Foram 3 dias a explorar o Turismo Industrial da região Centro do país e a descobrir como é que são feitas as coisas!

É uma forma diferente de conhecer o nosso país e uma bela maneira de aprender mais.